Calendar SATURDAY, NOVEMBER 01, 2014
Texto
   
Museu da Vila Velha
PDF Print Enviar por E-mail
O Museu da Vila Velha constitui-se como o corolário das campanhas arqueológicas levadas a cabo nos últimos anos na Vila Velha. Os trabalhos desenvolvidos deram já resultados, de uma dimensão inimaginável para o público em geral. No entanto, pretende-se que esses mesmos trabalhos continuem, contribuindo assim para um acumular de informação - e de acervo - que terá como consequências mais evidentes as exposições a realizar pelo Museu da Vila Velha. Ao mesmo tempo, pretende-se aumentar o número de áreas arqueológicas visitáveis, para além das já existentes -  estrutura das Portas da Vila e vestígios de malha urbana na Rua de S. Dinis.

A organização do espaço interior do Museu, com a distribuição de espaços por dois pisos, permite a definição de duas áreas expositivas: no piso inferior, uma área dedicada a exposições temporárias, de temática diversa; no piso superior, uma área para a realização de exposições de média duração, preferencialmente relacionadas com a arqueologia.

A primeira exposição concebida para o piso superior do Museu intitula-se Vila Velha - Novas Memórias. Trata-se de uma primeira abordagem à ocupação do território da Vila Velha, reconhecido pela generalidade da população de Vila Real como o local onde nasceu a vila, hoje cidade. Uma primeira abordagem, porquanto só uma ínfima parte dos resultados das escavações arqueológicas efectuadas se exibe. Uma das funções deste Museu será, de resto, mostrar ao público as várias fases do trabalho que o espólio arqueológico exige, não só através da sua exibição nas exposições, como também pelo acesso que a visita permite às áreas de trabalho, normalmente escondidas dos olhos do "visitante-tipo".

Vila Velha - Novas Memórias é uma exposição preparada para um público muito abrangente. Pretende-se captar a atenção do visitante comum, sem conhecimentos aprofundados sobre a temática da arqueologia. A população local é um público que se reveste de particular importância, não só porque revisita um local carregado de história (a Vila Velha) mas de igual forma porque tem, sobre tudo o que diz respeito a Vila Real, um sentimento de pertença que lhe aguça a curiosidade e o espírito crítico. Por outro lado, a atracção que a Vila Velha exerce sobre quem visita Vila Real de passagem - o turista, seja ele individual ou inserido em grupos, nacional ou estrangeiro - proporcionará, certamente, um grande número de visitantes ocasionais. Finalmente, é um objectivo assumido que a exposição seja visitada pelo público escolar, procurando-se desta forma participar na sua formação cívica, criando consciência para a importância da valorização do património, bem como para o papel que podem desempenhar para atingir esse objectivo.

A visita à exposição V