Calendar FRIDAY, OCTOBER 31, 2014

Aberto todos os dias
09h30 - 12h30 | 14h00 - 18h00
Encerra 1/1, 1/5, 25/12, Páscoa e sempre que o Governo ou a Tutela o determinem

Nos últimos 12 anos Vila Real assistiu a uma verdadeira revolução cultural, consubstanciada no número de equipamentos culturais entretanto criados. O Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real constituiu o ponto de partida para uma dinâmica que habituou os vila-realenses a um contacto permanente com a sua história, com as suas raízes. A este museu seguiram-se a construção do Teatro Municipal, do Arquivo Municipal, do Conservatório Regional de Música, da Biblioteca Municipal e do Grémio Literário e, mais recentemente, do Museu do Som e da Imagem, este no âmbito da empresa municipal Culturval - Gestão de Equipamentos Culturais de Vila Real, E. M.

As escavações arqueológicas realizadas na Vila Velha, no âmbito do plano de pormenor do Programa Polis para esta área, apresentam como consequência mais evidente a criação do Museu da Vila Velha - um novo equipamento cultural, instalado num edifício da autoria do Arquitecto António Belém Lima, que vem enriquecer o panorama museológico local.

Aqui se poderão percorrer, ao longo dos próximos anos, os frutos das escavações realizadas e a realizar na Vila Velha, permitindo um conhecimento cada vez mais profundo da ocupação deste território e, por consequência, das origens de Vila Real.

Trata-se de um Museu que se apresenta como rosto de uma zona requalificada de Vila Real que, após tantos anos, se dedica outra vez aos vila-realenses. A Vila Velha merece uma visita, várias visitas. E merece igualmente ser vista a partir do interior do Museu, pois daí se facilita a sua valorização, consoante os ângulos de visualização que admite vislumbrar. Por outro lado, o constante dinamismo que se pretende dê vida às várias áreas de exposição do Museu convidará a revisitá-lo, redescobrindo com tempo, com prazer, a nossa Vila Velha. Por outras palavras, desvendando aos poucos mais fragmentos da história de Vila Real.

Manuel Martins

Presidente da Câmara Municipal de Vila Real

A Vila Velha deve ser o local em Vila Real que mais se presta à construção de um Museu. Intimamente ligada à origem de Vila Real, a Vila Velha permite a fruição do património sob várias perspectivas: as escavações arqueológ